Oportunidades de carreira para pessoas com competências linguísticas

  • Oportunidades de carreira para pessoas com competências linguísticas

    Oportunidades de carreira para pessoas com competências linguísticas

    O conhecimento de línguas aumenta as hipóteses de encontrar um emprego e de melhorar profissionalmente. No mundo globalizado e tecnologizado de hoje, praticamente qualquer profissão exige um conhecimento, mesmo que mínimo, de línguas (leia-se inglês). No entanto, para as pessoas que dominam bem as línguas ou que decidiram tirar cursos como o de Tradução e Interpretação, existem algumas oportunidades profissionais específicas.

    Tradutor

    Inúmeros organismos oficiais, bem como empresas, oferecem vagas para tradutores de várias línguas. Normalmente, a referida licenciatura em Tradução e Interpretação é necessária para conseguir um emprego. Além disso, as possibilidades aumentam se o profissional se especializar numa língua ou numa área: tradução médica, jurídica, técnica, etc. Outra opção é trabalhar em agências de tradução.

    Intérprete

    O intérprete traduz a linguagem oral de uma língua para outra. Pode tratar-se de tradução simultânea ou consecutiva. Para além de um conhecimento profundo das línguas, é aconselhável ter uma mente ágil e saber lidar com situações de stress que possam surgir no exercício da profissão.

    Guia turístico

    Com o fim da pandemia, quando o sector do turismo recuperar toda a sua atividade, a profissão de guia turístico pode ser uma boa opção para as pessoas com conhecimentos de línguas. É uma profissão que pode trazer muita alegria e experiências inesquecíveis a pessoas com capacidades de relacionamento e uma certa auto-confiança.

    Professor

    Quer seja num centro de ensino oficial, numa academia ou como professor particular, o ensino é uma oportunidade de emprego para pessoas que sabem uma língua. É de salientar que é necessário um conhecimento profundo da língua (pelo menos a um nível elevado de ensino) para poder responder a todas as perguntas dos alunos.

    Sector da saúde

    Países como o Reino Unido precisam de pessoal qualificado para ocupar lugares de enfermeiros e outros profissionais de saúde. Para além da formação e da experiência exigidas para o cargo, o trabalhador deve falar bem inglês e conhecer o vocabulário médico. O mesmo acontece em Espanha e noutros países que recebem turistas estrangeiros.

    Organizações internacionais

    Em organizações públicas, como embaixadas e organizações internacionais, ou em empresas globais que prestam serviços em todo o mundo, as línguas são indispensáveis. Uma carreira diplomática ou o trabalho em projectos internacionais exigem um elevado nível de inglês e, por vezes, de outras línguas, tanto faladas como escritas.

    Em suma, a aprendizagem de línguas é sempre benéfica, tanto a nível pessoal como profissional. Se fores bom nisso e se tiveres uma boa formação, podes ter um futuro profissional muito promissor.

    AltaLingua

    AltaLingua es una agencia de traducción e interpretación de referencia en España que brinda servicios lingüísticos integrales para empresas en España y el mundo. AltaLingua cuenta con sistemas de gestión de calidad según las normas ISO 9001:2015 y UNE-EN 17100:2015. https://altalingua.es/

    Leave a comment

    Required fields are marked *